O deputado federal Gustavo Gayer conseguiu um passo importante em uma das suas principais bandeiras de mandato, que é o combate ao ativismo ideológico nas escolas do país. O parlamentar alcançou 210 assinaturas de deputados 18 de senadores para a criação da Frente Parlamentar pela Educação sem Doutrinação Ideológica.
A iniciativa, segundo o deputado, tem por objetivo trazer à tona o problema da doutrinação nas salas de aula, permitindo com que a Câmara receba oficialmente denúncias de pais, professores e quaisquer cidadãos que presenciem ou tomem conhecimento de casos de ativismo ideológico em escolas.
“Queremos conscientizar os pais dos crimes que acontecem com seus filhos nas escolas e universidades do Brasil e fazer o que for preciso para poupar nossos jovens dessa doutrinação maligna”, disse Gayer à Gazeta do Povo.
A doutrinação ideológica em unidades de ensino é caracterizada quando um professor ou funcionário de instituição tenta induzir os alunos quanto à determinada visão de mundo, quer seja política ou moral, sem apresentar contrapontos, tratando questões fora da competência didática.
Representantes da direita, especialmente os conservadores e cristãos, têm apontado temas como sexualidade, drogas, aborto, política e religião como os principais alvos da doutrinação em escolas e universidades do país.
Gustavo Gayer gravou um vídeo para comentar o sucesso da sua iniciativa, assista:
Duas grandes vitórias para o futuro dos nossos filhos no Brasil. pic.twitter.com/xJY6Uby4LJ
— Gustavo Gayer (@GayerGus) August 31, 2023