Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

Comissão do Congresso dos EUA vai debater ‘crise de democracia’ no Brasil

Comissão do Congresso dos EUA vai debater 'crise de democracia' no Brasil

Foto: reprodução/Google

Parlamentares estão anunciando que a Comissão de Direitos Humanos Tom Lantos, do Congresso dos Estados Unidos, vai debater o tema “Brasil: Uma Crise de Democracia, Liberdade e Estado de Direito?”, contando com a participação de deputados, senadores e jornalistas brasileiros.

“Na próxima terça-feira, irei, juntamente com uma comitiva de parlamentares, ao Congresso americano, nos EUA. Será uma missão oficial para participar de uma audiência pública”, afirmou o deputado federal Marcel van Hattem, do Novo.

Para o deputado, esta será “uma grande oportunidade de a oposição revelar ao mundo o que estamos sofrendo, pois “quem ainda não percebeu a censura, a perseguição política e os inúmeros abusos de autoridade com os quais convivemos diariamente em nosso país, aparentemente ainda não entendeu a real situação que vivenciamos no Brasil.”

Uma publicação divulgada nas redes sociais, atribuída ao jornalista Paulo Figueiredo, que está com suas plataformas sociais bloqueadas no Brasil por determinação judicial, afirma que o encontro deverá contar com uma delegação de pelo menos 50 parlamentares brasileiros.

A iniciativa partiu do vice-presidente da Comissão americana, o deputado republicano Christopher Henry Smith. Segundo a publicação atribuída a Figueiredo, contudo, um integrante do partido Democrata conseguiu adiar o encontro.

“Para minha surpresa, recebemos um telefonema ontem dizendo que a audiência havia sido bloqueada pelo deputado Jim McGovern (D-MA) @RepMcGovern e temporariamente adiada. Mais do que isso: a equipe do deputado Smith mencionou que estavam perplexos, pois nunca tinham visto tal resistência para uma simples audiência”, diz um trecho da postagem.

A expectativa, porém, é que a audiência seja remarcada, tendo em vista que os Republicanos – partido de Donald Trump – possui a maioria das cadeiras na Câmara americana, e poderão usar esse poder para embargar o andamento dos trabalhos dos Democratas.

“Aqueles que pensam que desistimos estão enganados. Isso só serviu para atrair mais atenção para a questão. Na próxima semana, estaremos em uma grande delegação brasileira dentro do Congresso dos EUA para reuniões com legisladores americanos, uma coletiva de imprensa e para remarcar a audiência sobre o Brasil”, diz a publicação. Assista:

Exit mobile version