Passou a circular nas redes sociais uma série de convocações para as comemorações do próximo 7 de setembro, mas isso tem divido opiniões. O desembargador aposentado Sebastião Coelho, por exemplo, gravou um vídeo para fazer um alerta à população, dizendo também estar de “luto pelo Brasil.
“Temos o que comemorar?”, questiona Sebastião, argumentando que o 7 de setembro é uma data que comemora a independência do Brasil, tendo por significado o ideal de liberdade, algo que, segundo o jurista, não existe mais em nosso país.
“Não estamos em uma situação de normalidade”, diz ele. Vestido de preto, o jurista disse que decisões judiciais estão sendo usadas contra a liberdade da população. Ele diz que, nesse contexto, a Nação não tem o que comemorar e ir às ruas nessa data transmitiria uma mensagem errada para o mundo.
Sebastião também argumentou que as manifestações do 7 de setembro, se ocorrerem, poderão ser usadas como uma “armadilha” contra os populares, segundo o desembargador, semelhantemente ao que teria ocorrido em 8 de janeiro.
Mesmo não incentivando a realização de manifestações e pedindo para a população ficar em casa, Sebastião disse que, se for às ruas, irá vestido de preto, a fim de demonstrar o seu sentimento de luto pela democracia brasileira. Assista a íntegra do seu vídeo, abaixo: