Passou a circular nas mídias sociais a convocação para manifestações no próximo dia 12 de outubro, quando será feriado nacional do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O movimento está sendo articulado com o apoio de parlamentares da oposição, assim como figuras públicas de influência, como o desembargador aposentado Sebastião Coelho.
Coelho, que atualmente atua como advogado de um dos réus julgados pelos atos de 8 de janeiro, se tornou nacionalmente conhecido por suas críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em uma sustentação oral que fez dias atrás, no plenário do STF, ele falou para os ministros que eles são “as pessoas mais odiadas” do Brasil, causando polêmica e provocando inúmeras reações nas redes sociais, devido à postura dura diante dos magistrados.
Agora, o desembargador gravou um vídeo para anunciar seu apoio às manifestações, que segundo ele serão “em defesa da família, das liberdades e das crianças” do país. “Tenho um convite especial a fazer: dia 12 de outubro, vamos às ruas. Vamos dizer não às drogas. Vamos dizer não ao aborto, que é o assassinato de criança no ventre”, diz o jurista.
“Não é possível que as normas existentes há muito tempo sejam modificadas constantemente por aqueles que não receberam o voto popular”, complementou Sebastião Coelho, novamente em alusão às decisões do Supremo.
As manifestações também foram anunciadas pelo senador Rogério Marinho, na terça-feira (26), durante uma entrevista coletiva. Ele e outros colegas do Senado e da Câmara ingressaram com um decreto legislativo para a realização de um plebiscito sobre o aborto. Assista: