O ex-ministro petista José Dirceu expressou preocupação com a influência das igrejas neopentecostais no Brasil, precisamente sobre o mundo político. Durante a sua participação no podcast Pod13, do Partido dos Trabalhadores da Bahia, ele pediu uma reação da esquerda frente ao que considera ser a “força” da direita.
“Nesses anos, houve uma mudança social e cultural enorme por causa do neopentecostal, do fundamentalismo religioso, por causa da força dos partidos de direita. E nós recuamos, a esquerda como um todo”, disse ele.
A preocupação do governo Lula com a influência dos evangélicos no cenário nacional não é novidade, e mesmo após a vitória nas eleições do ano passado, continua sendo uma realidade, tendo em vista o ano de eleições municipais.
Em dezembro passado, Lula também havia demonstrado a mesma preocupação, pedindo para que os partidários se mobilizassem com iniciativas junto aos evangélicos. Na ocasião, ele chegou a questionar a deputada federal Benedita da Silva, que é evangélica, sobre quais medidas poderiam ser tomadas para haver maior diálogo com o segmento religioso.
“O dinheiro ainda pesa. Mas o trabalho de base não tem dinheiro que compre. E precisamos voltar a fazer trabalho de base. Bota uma bota e vai visitar cada casa, conversar com as pessoas. Vá na igreja, converse com o pastor, com as mulheres e homens que estão lá”, apelou o presidente. Assista:
Ver essa foto no Instagram