Tradicionalmente, pesquisas de intenção de voto são realizadas por institutos como o DataFolha, Ibope e o DataPoder, mas o surgimento de plataformas sociais como o Twitter e o Facebook fez aparecer, também, a possibilidade da realização de enquetes online.
Essas enquetes não são consideradas válidas como pesquisa eleitoral, pois não seguem uma metodologia científica específica de modo que o público reagente possa ser segmentado, identificado e reconhecido.
No entanto, muitos acreditam que mesmo não sendo válidas, essas enquetes oferecem alguma noção estatística sobre o assunto abordado, motivo pelo qual se tornaram bastante comuns em perfis, por exemplo, como o do jornalista Ricardo Noblat, que vez e outra as utiliza no Twitter.
E quem também lançou uma enquete desse tipo na quinta-feira (16) foi o 3° vereador mais votado em Porto Alegre pelo partido Novo, Felipe Camozzato. Ele fez a seguinte pergunta aos seus seguidores: “Se a eleição presidencial fosse hoje, em quem você votaria?”.
Entre as opções constavam Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e “Outro”. Após 92.095 votos, o resultado apontou que 80,9% das reações deram voto para Bolsonaro, 3,1% para Lula, 6,8% para Ciro Gomes e 9,1% para Outro.
Por outro lado, segundo uma pesquisa divulgada esta semana pelo DataFolha, esta sim considerada metodologicamente válida, o resultado seria bem diferente. Lula venceria Bolsonaro com 56% no 2º turno, contra 31% do atual presidente. Veja a enquete, abaixo:
Se a eleição presidencial fosse hoje, em quem você votaria?
— Felipe Camozzato (@felipecamozzato) September 16, 2021