A Rede Globo não está em seus melhores dias. Muito pelo contrário, segundo informações do Notícias da TV, uma mídia especializada no segmento, a emissora vem atravessando uma enorme crise de audiência em seu principal carro-chefe de produção, as novelas, que já perderam 40% do público em um ano.
A novela Elas por Elas, por exemplo, exibida no horário das 18h, registra a pior média de um folhetim do horário na história da emissora. Outra que chama atenção é Terra e Paixão, que apesar de ter conseguido quebrar a barreira dos 30 pontos na última segunda-feira (11/12), passa longe do sucesso que se espera de uma obra de Walcyr Carrasco.
Ainda segundo o Notícias da TV, entre 1º e 6 de dezembro, Elas por Elas teve média de 13,7 pontos na Grande São Paulo, uma queda de 39% em relação aos 22,2 que Mar do Sertão tinha registrado no mesmo período de 2022.
A crise de audiência na Globo pode ser explicada por diversos fatores, como a rejeição de boa parte do público ligado ao segmento evangélico/conservador, que aumentou consideravelmente no Brasil nos últimos anos e passou a exercer forte influência nas mídias sociais.
Outro elemento que pode ser apontado é a concorrência com as plataformas de streaming, como a Netflix e o Prime Vídeo, bem como as redes socais, com destaque para os canais do YouTube, que exibem conteúdo gratuito aos milhares e de forma diversificada.
Isto sugere que não só o perfil da audiência vem mudando, como também o tipo de ferramenta utilizada para consumir entretenimento. Não por acaso a Globo e outras emissoras já vêm investindo forte no streaming e nas mídias sociais, a fim de se adaptarem aos novos tempos.
O público evangélico também vem sendo alvo de interesse da Globo, que para tentar atraí-lo vem inserindo personagens e novelas com temáticas ligadas ao segmento. Mas, ao que tudo indica, o resultado positivo ainda parece estar longe de aparecer.