Hoje foi o dia dos parlamentares eleitos em 2022 assumirem os seus mandatos. Entre eles está o deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas Ferreira, que logo durante a sua posse tratou de mandar um recado para o governo Lula, dizendo que haverá “guerra” na Câmara.
“Vamos para cima. Porque a paz, não vai ter aqui. Vai ter guerra. Fizeram quatro anos de guerra contra a gente, agora chegou a época da colheita”, disse o deputado, que chegou na Câmara portando placas de “Fora, Lula” e “Fora, Pacheco”, assim como outros da sua base aliada.
Eleitos com base no movimento bolsonarista, os novos deputados aliados ao ex-presidente Bolsonaro prometeram fazer uma forte oposição ao PT, e para isso estão pressionando os senadores, também, para votarem no senador Rogério Marinho para a presidência do Senado Federal, nesta quarta-feira, 1°.
O Partido Liberal (PL), de fato, terá condições de fazer uma oposição significativa no Congresso. A sigla do ex-presidente Bolsonaro possui a maior bancada da Câmara, com 99 nomes eleitos em 2022.
O partido liderou o número de candidatos eleitos em dez das 27 unidades federativas brasileiras (26 estados e o Distrito Federal): Amapá (3), Ceará (5), Goiás (4), Maranhão (4), Minas Gerais (11), Mato Grosso (4), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Norte (4), Santa Catarina (6) e São Paulo (17).