A Embaixada da China no Brasil, situada no setor de embaixadas em Brasília, nas proximidades da Avenida das Nações, na região da 613 Sul, solicitou ao governo do Distrito Federal uma proteção adicional da Polícia Militar para o próximo dia 7 de setembro, quando está prevista uma grande manifestação na capital federal.
O pedido foi encaminhado pela embaixada nesta sexta-feira (03/09) e viaturas da PM já se dispuseram nas proximidades do local. Segundo informações do portal Metrópoles, nenhuma outra embaixada fez uma solicitação desse tipo.
O receio é de que os manifestantes aliados do presidente Jair Bolsonaro possam reagir ao edifício da representação chinesa no Brasil. Entretanto, a Tribuna de Brasília não identificou qualquer incentivo dessa natureza entre os perfis de organizadores do evento, nem mesmo menção ao nome da Embaixada.
É possível, contudo, que o pedido feito pela diplomacia chinesa se deva às críticas que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, recebe de forma constante nas redes sociais, entre os aliados do governo, por causa de algumas das suas posturas e comentários.