Mais

    Ex-ministro do STF detona fala de Lula sobre voto secreto: “Época das cavernas”

    O ex-ministro Marco Aurélio Mello, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou duramente uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na terça-feira, onde o petista defendeu a realização de votos secretos na mais alta Corte do país.

    Para Lula, “a sociedade não tem que saber” como cada ministro do Supremo vota em suas decisões. A fala do petista foi criticada até mesmo por simpatizantes. Para Marco Aurélio, a sugestão do presidente é “um arroubo de retórica inconcebível”.

    “A publicidade é desinfetante, é o que clareia, o que direciona a dias melhores. Não há espaço para mistério, não podemos voltar à época das cavernas. Os ministros do STF têm que prestar contas para a sociedade, todo homem público têm que prestar contas”, comentou o ex-ministro, segundo o Poder360.

    Em sua fala, Lula afirmou o seguinte: “Se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte. Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber”.

    A Constituição Federal, contudo, estabelece a publicidade dos votos dos magistrados. Lula argumentou que com o voto secreto, os magistrados teriam sua privacidade mais preservada, sofrendo menos riscos nas ruas devido a possíveis críticas da sociedade.

    Mas, para o professor membro do Núcleo de Justiça e Constituição da FGV-SP, Rubens Glezer, “nem toda crítica é ataque. A crítica que vem da sociedade, da academia, se fundamentada e séria, serve para aperfeiçoar a instituição, para que melhorem as suas praticas porque é uma instituição sem quase nenhum outro mecanismo de controle.”

    “Isso ajuda o Supremo. Todas as vezes que o Supremo ouviu essas críticas pertinentes e agiu de acordo, fez bem”, completou o professor, segundo o Estadão.

    Leia também:

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close