O Grupo Globo vem observando a sua audiência despencar nos últimos anos, algo que se deve a vários fatores, mas sem dúvida, também, ao próprio trabalho da emissora que resiste em não ceder espaço em sua linha editorial para o público conservador, um segmento que ganhou força no país durante o mesmo período.
O último sábado, quando a emissora fez média de apenas 9,6 pontos, foi o pior de 2023, segundo a mídia especializada Notícias da TV. No domingo, o recorde negativo se repetiu, com 10,4 pontos de média no Ibope – a mais baixa marca para este dia da semana no ano.
Desde 2017, a emissora já perdeu 24 milhões de telespectadores, mas segundo o Metrópoles a queda pode ter sido ainda maior. Os dados foram revelados por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade.
Além da rejeição por parte do público evangélico/conservador, a Globo também vem enfrentando a forte concorrência das mídias alternativas como YouTube, Netflix e também as redes sociais, cada vez mais diversificadas e atraentes como meios de distração.
Nesse quesito, não só a Globo, mas também todas as demais emissoras vêm tentando se reinventar, também investindo na programação online, um desafio que empresas como a Jovem Pan parece ter saído na frente, apesar dos percalços dos últimos dois anos.