Segundo dados divulgados ontem (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o mês de novembro de 2022, ainda no governo Bolsonaro, com 8,1% de taxa de desemprego, sendo esse o melhor resultado desde 2015. O número de desempregados no país, agora, é de 8,7 milhões de pessoas.
Além disso, a inflação nacional também obteve um ótimo resultado, ficando abaixo da alta de preços acumulada nos Estados Unidos, sendo esse número alcançado pela primeira vez desde 2007, sendo também menor do que os índices do Reino Unido e dos principais países da União Europeia.
Os dados divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), portanto, indicam que o Brasil vinham/vem fazendo o dever de casa no quesito econômico, apesar de estar vindo de uma crise internacional provocada pela pandemia do novo coronavírus e da guerra na Ucrânia.
Para o leitor ter uma ideia, por exemplo, a maior economia da Europa, Alemanha, fechou o ano passado com a inflação nas alturas: 8,6%, o maior percentual dos últimos 70 anos, enquanto a do Brasil fechou 2022 em 5,79%.