Mais

    GRAVE: em nota, Mourão diz que Brasil vive “estado de exceção” por atuação do STF

    O vice-presidente da República e general da reserva do Exército Brasileiro, Hamilton Mourão, acabou de emitir uma nota fazendo duras críticas a atuação da “mais alta instância do Judiciário”, neste caso o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de cometer violações contra o Pacto Federativo.

    “Vive-se hoje no Brasil, infelizmente, uma violação do Pacto Federativo, perpetrada pela mais alta instância do Judiciário. Ações inconstitucionais e ilegítimas são adotadas de maneira monocrática, atacando a autonomia federativa”, diz a nota do general.

    “Nessa direção, confundem erroneamente ordens direcionadas às ações das PM e DETRANS, violando o Pacto Federativo, situação que materializa um estado de exceção em vigor, fruto da extrapolação do Estado de Direito”, conclui Mourão.

    A manifestação pública do general, eleito senador pelo Rio Grande do Sul, parece ser uma reação a respeito de um convite feito pelo ministro Alexandre de Moraes para os comandantes da Polícia Militar de todos os estados, para que compareçam a uma reunião no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 23.

    Essa notícia gerou críticas, uma vez que de acordo com o Artigo 14 da Constituição Federal, “as corporações militares, se existentes, destinadas, primordialmente, à manutenção da ordem pública e da segurança interna e ao exercício de outras funções, nos termos da lei, constituir-se-ão em forças auxiliares e reserva do Exército”, muito embora estejam “subordinadas aos Governadores dos Estados”.

    Sobre o convite feito por Moraes, o coronel Hudson Leôncio Teixeira, por exemplo, comandante da PM do Paraná, já comunicou ao ministro que não comparecerá à reunião, segundo ele, por incompatibilidade de agenda.

    “Este Comandante-Geral informa que não poderá comparecer por incompatibilidade de agenda”, disse em ofício. Ele ainda afirmou, no documento, que não designaria nenhum representante para comparecer à reunião.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close