Na última sexta-feira (07) foi realizada a inauguração da ponte localizada sobre o Rio Madeira, no território de Rondônia. A conquista vem de maneira histórica, já que a ponte, situada no distrito da Ponta do Abunã, em Porto Velho, colocou um fim à dependência do uso de balsas para o deslocamento entre Rondônia e o Acre em períodos de alagamento.
Durante o evento, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro apareceu ao lado de Marcos Rocha, o governador de Rondônia, e analisou a grande estrutura construída a partir de concreto e aço com cerca de 1,5 quilômetro de cumprimento e 14,45 metros de largura.
Tendo em mente as medidas da ponte, a mesma já é considerada uma das maiores pontes do país pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
“Reforça a nossa esperança como Nação, a esperança de sermos maiores e melhores como povo, estamos unidos no desafio de mudar o nosso país. Aqui havia brasileiros há muito tempo esquecidos, mas agora somos reconhecidos e agradecemos a fidelidade com o povo”, declarou Marcos Rocha.
A nova estrutura beneficia tanto o Acre quanto Rondônia, tendo em vista que anula a ameaça de isolamento do Acre (como em 2010, durante a cheia do Rio Madeira), forçando seus cidadãos a sofrerem com o peço elevado de produtos nos períodos onde a travessia de balsa se tornava a única alternativa de deslocamento.
Com isso, os produtores rurais atuantes nessa região também terão um impacto positivo a partir dessa obra, visto que ela possibilitará o deslocamento mais rápido e garantido dos seus produtos.
É uma alegria ver que essa estrutura impressionante de engenharia sobre o Rio Madeira vai fazer a diferença para o nosso país, para a vida das pessoas. Estamos falando do direito de ir e vir, da garantia de eficiência logística, competitividade e o sonho realizado de muita gente. pic.twitter.com/CugDttep0O
— Marcelo Sampaio (@Marceloscf2) May 10, 2021