Grandes agências de notícias internacionais já começaram à repercutir um comunicado feito na noite deste sábado pelo empresário Ellon Musk, proprietário da rede social “X”, o antigo Twitter, ao dizer que não obedecerá ordens judiciais contra perfis de brasileiros em sua plataforma.
As agências Reuters e Bloomberg já noticiaram o comunicado de Musk que, na prática, contraria diretamente o ministro Alexandre de Moraes, citado pelo empresário horas antes, quando questionou o magistrado sobre o motivo de “tanta censura” no Brasil.
De acordo com o jornalista Samuel Pancher, a Reuters citou em sua notícia o histórico de Moraes, que mandou investigar executivos de Telegram e Google por criticar o PL 2630 (das Fake News). “Ao invés de deixar para os tribunais, o PL atribui às empresas a responsabilidade de encontrar e denunciar material ilegal, e atribui pesadas multas se as empresas não o fizerem”, escreve a agência.
Mais cedo, conforme a Tribuna de Brasília noticiou, Musk comunicou o seguinte: “Estamos levantando todas as restrições [contra perfis bloqueados]. Este juiz [Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”.
Aliados do governo Lula, como Randolfe Rodrigues, passaram a reagir com indignação ao anúncio de Musk. “A regulamentação das redes é o único caminho para garantir que nenhuma plataforma sirva de playground de bilionário descompromissado com a democracia. Essa é a grande batalha dos nossos tempos e nenhuma mentira ou ameaça a autoridades irá nos intimidar!”, comentou o senador.
Bolsonaristas, por outro lado, comemoraram a reação de Musk, mesmo cientes de que o “X”, a partir de agora, poderá ser banido do Brasil a qualquer momento. Para eles, o mais importante neste caso é a repercussão mundial do que vem acontecendo no Brasil, especialmente quanto ao nome de Moraes, autor de decisões polêmicas contra figuras da direita.
Como a imprensa internacional já começou à repercutir o assunto, a expectativa dos bolsonaristas parece estar sendo alcançada. O deputado federal Nikolas Ferreira realizou uma live para comentar o assunto, assista um trecho abaixo: