A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como “Janja”, virou alvo de críticas nas redes sociais, após aparecer em um vídeo tecendo comentários sobre a sua viagem ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra na Amazônia, em uma agenda oficial com o presidente francês Emmanuel Macron.
Macron chegou ao Brasil na terça-feira (26) e deverá permanecer no país por três dias. Esta é a primeira visita de um presidente da França às terras tupiniquins em 11 anos. A sua vinda também faz parte da preparação para Belém sediar a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30.
No vídeo publicado por Janja, a primeira dama aparece segurando uma taça de suco, dizendo estar “navegando para a Ilha do Combú, conhecer uma comunidade ribeirinha”. O visual descontraído, porém, atraiu a atenção de oposicionistas como o deputado federal Nikolas Ferreira, que comento:
“Brasil supera a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024 e registra 682 mortes. Janja comenta…”. O ex-deputado federal Xico Graziano também ironizou a publicação da primeira-dama: “Janja é chique, gosta de badalação. Janja simboliza o fim da esquerda petista, que se elitizou e perdeu a base popular. O PT virou suco!”.
O perfil da deputada federal Carla Zambelli, no antigo Twitter assim com os demais dessas citações, também reagiu: “A primeira-blogueira janja está viajando de novo, claro. E com o seu dinheiro”. Ao comentar o vídeo, site O Antagonista tratou com ironia a postagem:
“A primeira-blogueira Janja curte a vida de esposa de presidente, passeando de barco com tacinha na mão, enquanto a população de Belém, sede da COP30, tem um dos piores índices de saneamento do Brasil: apenas 17,12% dos moradores são atendidos com a coleta de esgoto”. Assista: