Mais

    Joice diz que ataque hacker ao Ministério da Saúde pode ter sido “encomendado”

    A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP) comentou na manhã deste sábado (11) o ataque hacker sofrido pelo site do Ministério da Saúde, a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 da população brasileira. Criticando o presidente Jair Bolsonaro, a parlamentar sugeriu que o atentado cibernético pode ter sido “encomendado”.

    “Esse papo de q hackers invadiram o site do Min. da Saúde, Economia e afins e de q ‘apagaram dados do ConecSus’ me parece MUITO ESTRANHO! Apesar de ter xingamento ao louco (q pode ser encomendado), o apagão dos dados é providencial ao negacionista. Incompetência ou conveniência?”, disparou Joice em sua rede social.

    Joice se refere a um ataque ocorrido na madrugada da sexta-feira (10), por um suposto grupo autointitulado “Lapsus$ Group”. Em vez do site, os criminosos colocaram uma mensagem dizendo que haviam deletado os dados que armazenam os comprovantes de vacinação eletrônicos da população, extraindo uma cópia dos mesmos.

    Os hackers também afirmaram que podem devolver os dados supostamente deletados, mas apenas mediante o pagamento de uma quantia. Eles deixaram endereços eletrônicos para contato. Segundo analistas, esse tipo de “sequestro” virtual de dados é negociado com criptomoedas.

    “A prevenção deveria acontecer antes do ataque. Agora, é necessário reforçar as camadas de segurança, para que não consigam acessar mais e, inclusive, encontrar a brecha por onde foi acessado. Após o ataque, somente com o backup ou tentando a sorte pagando”, disse o programador Sulivan Braga ao comentar o caso para o Diário Regional.

    A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da presidência da República foram acionados pela Saúde. O ministro da pasta, Marcelo Queiroga, afirmou que os responsáveis pelo ataque ao Ministério serão exemplarmente punidos.

    Os investigadores disseram já ter identificado algumas informações e que estariam no rastro dos criminosos, mas não divulgaram mais detalhes para não prejudicar o andamento das investigações.

    Leia também:

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Elon Musk é confirmado como chefe do “Departamento de Eficiência” do governo Trump

    O presidente eleito Donald Trump anunciou nesta terça-feira (12) que escolheu Elon...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close