Jornalistas da GloboNews, canal de TV a cabo do Grupo Globo, demonstraram profunda preocupação com a possibilidade da direita política nacional conseguir eleger 54 senadores nas eleições de 2026, o que daria a esse segmento político ampla maioria no Senado Federal.
Para a comentarista e apresentadora Daniela Lima, isso significaria ter um “poder de bala” nas mãos da direita, já que daria ao segmento o poder de, por exemplo, aprovar pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, segundo o ex-procurador Deltan Dallagnol.
Dallagnol compartilhou um vídeo que mostra a reação dos jornalistas, dizendo que eles “ficaram preocupados hoje com a possibilidade de a direita eleger pelo menos 54 senadores em 2026, o que seria um número suficiente para aprovar o impeachment de ministros do STF.”
“Você está assustado ou feliz com essa possibilidade? Você vai trabalhar para eleger o máximo de senadores de direita em 2026?”, questionou o ex-procurador. Pedidos de impeachment de magistrados do Supremo têm sido uma das principais requisições por parte da oposição ao atual governo.
Populares e também parlamentares críticos da atuação de magistrados como Alexandre de Moraes, reclamam da falta de apoio suficiente no Senado Federal para que pedidos dessa natureza sejam postos para análise.
Se a direita nacional conseguir eleger, de fato, 54 senadores dentre os 81 que compõem o Senado, sem dúvida isto representará uma mudança impactante no cenário político-judicial brasileiro. Assista: