O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, determinou que o filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, protagonizado pelo apresentador Danilo Gentilli, seja “imediatamente” suspenso das plataformas digitais onde ele é exibido, anunciou nesta terça-feira (15) o ministro Anderson Torres.
“Secretaria Nacional do Consumidor, determinou cautelarmente que as plataformas que possuem o filme ‘como se tornar o pior aluno da escola’ em seu portfólio suspendam sua exibição imediatamente. O não cumprimento resulta em multa diária de R$ 50 mil”, escreveu Torrres em sua rede social.
Mais cedo, o ministro já havia anunciado que tomaria providências, destacando que a pasta “deu início às medidas cabíveis contra a exibição do filme” em questão. Nos últimos dias, a produção baseada em um livro de Gentilli passou a ser bastante criticada, após um trecho acusado de fazer apologia à pedofilia circular nas redes sociais.
Nas imagens, um homem adulto pede a dois adolescentes para que seja masturbado, retratando o momento em tom de normalidade. Os críticos afirmam que, na prática, a cena faz piada com um ato de abuso sexual praticado por um pedófilo, em vez de retratar a situação de forma condenatória.
Gentilli e o ator Fábio Porchat, que interpreta o personagem do pedófilo, já tentaram se defender das críticas alegando que se trata apenas de uma ficção, onde um vilão faz o papel de alguém mau. O apresentador do SBT também alegou “falso moralismo” por parte dos críticos. Assista o trecho polêmico do filme, abaixo: