A manifestação ocorrida na Avenida Paulista no último dia 25 de fevereiro, quando ao menos 750 mil pessoas compareceram ao ato de apoio ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo Estado Democrático de Direito, poderá se repetir, agora, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Essa é a intenção de aliados do ex-presidente, integrantes do Partido Liberal, segundo informações do jornalista Josias de Souza, do portal UOL. “O ato pró-Bolsonaro que levou milhares de pessoas para a avenida Paulista no último dia 25 poderá se repetir”, disse ele ao revelar o nome das cidades.
“Integrantes do PL já conversaram com o ex-presidente para fazer novas manifestações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte”, explicou Josias durante uma live transmitida nesta quinta-feira.
Entre os bolsonaristas, a repetição da megamanifestação poderá ser vista como uma espécie de levante conservador, a exemplo do que ocorreu em 2018, quando a chamada “onda conservadora” uniu a direita em prol da eleição de Bolsonaro à Presidência da República.
No caso atual, a pauta a ser defendida poderá ser as garantias democráticas e, mais a inda, o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se isso ocorrer, as manifestações poderão ganhar contornos semelhantes aos atos que levaram à deposição da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
Após o ato da Avenida Paulista, não há dúvidas de que Bolsonaro continua agregando apoiadores e mantendo a sua força política, o que ainda assusta a esquerda, especialmente diante da última pesquisa da Genial Quaest, que apontou o crescimento da desaprovação do governo entre os evangélicos. Assista: