A deputada federal Bia Kicis reagiu criticamente à notícia de que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva resolveu indicar a ex-presidente Dilma Rousseff para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do BRICS.
Isso, porque, atualmente o presidente do banco é o renomado economista Marcos Troyjo, que foi secretário Especial de Comércio e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia durante a gestão do ex-ministro Paulo Guedes.
O banco dos BRICS é uma organização que visa favorecer o investimento financeiro nos países do bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os maiores emergentes do planeta.
Bia Kicis lembrou que Troyjo possui um “mandato de 5 anos” a frente do banco, o que significa que a sua gestão ainda vale por esse ano. Contudo, segundo a deputada, “Lula não respeita mandatos. Não respeita acordos, eleições e a lei.”
“E ainda quer substituir esse grande economista, culto, preparado e inteligente pela DILMA”, diz a deputada. “Lula assumiu a cadeira do Planalto e acionou o módulo DESTRUIÇÃO de tudo o que é bom.”