O governo está preocupado com a popularidade de Lula, e uma das tentativas de evitar esse problema é inaugurando obras. Contudo, segundo informações do jornal O Globo, no caderno política, boa parte dessas obras estão inacabadas ou foram feitas na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
No início do mês, por exemplo, Lula foi cobrado por uma estudante ao entregar uma intervenção ainda incompleta no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A obra foi anunciada por ele mesmo em 2008 e, apesar de inaugurada agora, não está concluída.
“Depois de quatro anos de espera, finalmente estamos presenciando a inauguração oficial de apenas metade de um novo campus da Unifesp. Ainda nos faltam o auditório, o prédio da biblioteca, a quadra e os anfiteatros”, disse a estudante de Direito Jamily Assis ao discursar no evento.
No dia anterior, Lula havia estado em Campinas (SP) para a entrega das obras do BRT, cuja construção foi iniciada em 2014. Apenas 1,6% dos R$ 380 milhões investidos foram encaminhados pela atual gestão, enquanto 77,3% da verba foi indicada no governo Bolsonaro, entre 2019 e 2022, segundo a prefeitura de Campinas.
Situação semelhante ocorreu em Feira de Santana (BA). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a entrega de uma duplicação de rodovia em que o atual governo foi responsável por indicar R$ 136 milhões, menos de 30% do valor total investido no trecho, segundo dados do órgão.
Em outubro de 2022, o próprio Dnit anunciou que já havia construído 35 quilômetros de pistas novas — o que significava que faltava pouco para concluir os 40,3 quilômetros previstos. De acordo com o Dnit, a gestão petista “retomou investimentos na infraestrutura rodoviária” e “deu continuidade à execução da duplicação”.
Ao GLOBO, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), afirmou que a maior parte da obra foi executada e entregue na gestão passada. “O governo Bolsonaro inaugurou uma parte grande dessa ligação. Ficou um viaduto, concluído em janeiro do ano passado, e mais três viadutos que foram inaugurados pelo presidente Lula”, disse Martins. Com: O Globo