Mais

    Lula já estuda ampliar regulamentação das redes sociais, após ato de 8 de janeiro

    Os episódios do dia 8 de janeiro, em Brasília, quando a sede dos Três Poderes foi invadida por manifestantes, serviram para alimentar ainda mais o desejo do novo governo petista de regulamentar as redes sociais, segundo interlocutores, visando evitar a ocorrência de ações daquele tipo.

    De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Lula já “trabalha em propostas para ampliar a regulamentação das redes sociais, sob o argumento de que é preciso evitar que a internet seja usada para disseminar conteúdos de teor antidemocrático.”

    A ideia, em tese, seria focar na produção de conteúdo com a finalidade de instigar a população em atos antidemocráticos. Segundo o deputado Elias Vaz (PSB-GO), que será nomeado secretário de Assuntos Legislativos do ministério, uma minuta será apresentada ainda hoje (19) ao ministro da Justiça, Flávio Dino.

    “Nós entendemos que, nesse processo, tivemos a instrumentalização das redes sociais como ferramenta usada para construção dessas ações que ocorreram no dia 8. É inegável que essas ferramentas foram usadas. A gente pensa em apresentar uma minuta de atualização da internet”, disse ele.

    Críticos da proposta de regulamentação das redes sociais, contudo, afirmam que a medida é perigosa, pois ela pode servir para promover censura e perseguição político-ideológica contra adversários políticos.

    O argumento se pauta na dúvida, por exemplo, sobre qual é a definição exata do que seria ou não “antidemocrático”, visto que caberia a algum órgão estabelecer esse tipo de julgamento para combater os conteúdos. Os críticos ironizam a medida, também, fazendo uma associação ao romance 1984, de George Orwell, que faz alusão ao “Ministério da Verdade”.

    Vaz, por sua vez, alega que o objetivo final não é promover a censura. “Uma coisa é combater crimes, informações que têm interesse de ataque à democracia, distinguindo bem isso. Mas isso não significa restrição da liberdade de opinião das pessoas”, garante o deputado.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close