O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, onde comentou sobre a reação do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, após ser questionado por uma jornalista da TV Globo.
O questionamento foi feito pela âncora do programa, a jornalista Vera Magalhães, que pediu a opinião do magistrado sobre o caso. No episódio ocorrido na segunda-feira (21), Bolsonaro se irritou ao ser questionado sobre o uso de máscaras, subindo o tom de voz e fazendo críticas diretas ao jornalismo da Globo.
“Que ria que o senhor analisasse, não esse fato específico, mas este comportamento reiterado do presidente em relação à imprensa”, disse Vera. Marco Aurélio, por sua vez, ponderou que críticas fazem parte do Estado democrático, vindas também da imprensa, o que deve ser reconhecido pelas autoridades, como o presidente da República.
“A liberdade de expressão é a medula da democracia, e evidentemente precisamos de uma imprensa que elogia e também critique”, disse ele. O ministro, todavia, ponderou dando a entender que o tipo de comportamento de Bolsonaro representa uma parcela da população, o que também faria parte do processo democrático e da liberdade de expressão, uma vez que ele foi eleito.
“Eu não tenho o presidente da República no banco dos réus para julgá-lo, e só posso dizer que ele foi eleito… foi eleito com 47 milhões de votos e tem um mandado a cumprir”, completou o ministro do STF. Assista: