Na terça-feira (1º), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente nacional do PL Mulher, divulgou um vídeo em conjunto com outras mulheres conservadoras, convocando a população para um ato político na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (6), às 14h.
O evento tem como objetivo pressionar por anistia aos envolvidos nos protestos de 8 de janeiro de 2023 e questionar decisões do Poder Judiciário. Na gravação, a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) afirmou que o comportamento do Judiciário representa uma ameaça à população.
— Quando aqueles que deveriam nos proteger das injustiças são os primeiros a praticá-las, toda a nação está em perigo — declarou.
O vídeo também destacou o caso da cabeleireira Débora Rodrigues, condenada a 14 anos de prisão por escrever “Perdeu, Mané” com batom em uma estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A pastora Elizete Malafaia fez referência ao episódio:
— O batom, que para eles é uma arma, para nós, é o símbolo da renovação das nossas forças!
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) reforçou o chamado para que as mulheres compareçam ao ato levando batom, como forma de protesto contra o que classificou como “imoderação do Judiciário”.
Já a influenciadora digital Bárbara Destefani criticou o que chamou de intimidação judicial:
— Querem nos impor o silêncio punindo inocentes para servirem de exemplo.
O protesto ocorre em meio a debates sobre a legalidade das condenações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram sedes dos Três Poderes em Brasília. Organizadores esperam grande adesão ao evento, que deve reunir grupos políticos e apoiadores da causa. Assista:
Ver essa foto no Instagram