Mais

    Ministro da Justiça diz que PF também atuará na “fiscalização e auditoria” das urnas

    Assim como já anunciado pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, o ministro da Justiça, delegado Anderson Torres, também anunciou que a Polícia Federal irá participar do processo de fiscalização e auditoria dos votos nas eleições desse ano. Ou seja, atuarão realizando um papel semelhante ao das Forças Armadas.

    O comunicado foi feito pelo próprio Torres em ofício encaminhado ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. No documento, ele afirmou que a PF participará da “fiscalização e auditoria” das urnas com o objetivo de “resguardar o Estado democrático de Direito”.

    Anderson Torres também deu a entender que os policiais federais pretendem desenvolver um sistema próprio de auditagem, visto que levantou a possibilidade de haver o “desenvolvimento de programas próprios de verificação”.

    “O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal, com esteio no art. 6º, VII, da Resolução nº 23.673/2021 (TSE), participará de todas as etapas do processo de fiscalização e auditoria atinentes ao sistema eletrônico de votação coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, diz o ofício assinado por Torres.

    O ministro afirma ainda que a PF atuará “em todas as fases” do “processo de fiscalização e auditoria”, incluindo os “sistemas e programas computacionais eleitorais empregados no escrutínio”, informou A Gazeta.

    O ministério da Defesa, por sua vez, também enviou um ofício ao TSE na segunda-feira (20), dessa vez cobrando uma reunião “presencial” entre os técnicos das Forças Armadas e os técnicos do Tribunal. O documento foi encaminhado ao ministro Fachin.

    “Reitero a necessidade de realizar uma reunião específica entre as equipes técnicas do Tribunal e das Forças Armadas, haja vista que o aprofundamento da discussão acerca de aspectos técnicos complexos suscita tempo e interação presencial, que não estão contemplados na supramencionada reunião da CTE/OTE”, diz o ofício.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close