O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discursou brevemente durante a sessão de encerramento do ano judiciário de 2022. Ele e representantes do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e da advocacia eleitoral elogiaram os trabalhos na condução da corte, com destaque para o ministro Alexandre de Moraes.
“Creio que cumprimos a nossa missão”, disse ele, ao agradecer e cumprimentar o ministro Alexandre de Moraes, em nome do Plenário e das servidoras e servidores da Corte, ressaltando o difícil trabalho de organizar a eleição em um país de proporções continentais, como o Brasil.
“Encerramos uma longa jornada, que iniciou meses atrás, quando esta Corte começou a organizar as eleições presidenciais. Uma tarefa hercúlea”, acrescentou Lewandowski. Além do ministro, foi pontuado também, por parte do TSE, o trabalho contra a propagação de fake news durante a campanha eleitoral.
Esse foi um dos temas mais discutidos e alvo de polêmicas por parte da atuação do ministro Moraes, devido à condução do inquérito das fake news, onde várias pessoas e autoridades são investigadas, incluindo o então candidato e atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).
Para o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, o trabalho do TSE neste sentido foi “preciso, intimorato e eficaz”. Ele também agradeceu a todos os integrantes do MP Eleitoral pelo esmero e pela coragem com que se dedicaram a atingir as metas da legislação e informou que o órgão proferiu mais de 5,6 mil manifestações no decorrer deste ano, informa o site oficial da corte.