O jornalista americano Michael Shellenberger está sendo ouvido presencialmente no Senado Federal, neste momento, a respeito das denúncias do caso conhecido como “Twitter Files Brasil”. Além dele, o também jornalista David Ágape, coautor das denúncias feitas em parceria com o colunista Eli Vieira, da Gazeta do Povo, participa da audiência.
Ao comentar o cenário político-judicial atual no Brasil, Shellenberger, que já morou no Brasil e por isso fala português, disse que conversou pessoalmente com Luiz Inácio Lula da Silva nos anos 1990, onde lhe questionou se teria a intenção de transformar o país numa “Cuba”.
“Eu acreditava nele, não sei se foi verdade quando ele me disse, mas agora, como o David descreve hoje, o governo Lula está propondo muitas medidas, leis, ações para censurar as pessoas”, comentou o americano.
Segundo o jornalista, o argumento de que medidas restritivas são necessárias para defender a democracia é contraditório. “Uma ideia que me irrita é essa de que a censura é necessária para proteger a democracia. É orwelliana”, disse ele. Assista AO VIVO a audiência, abaixo: