Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

“Os militares se apoderaram do 7 de Setembro; deixou de ser da sociedade”, diz Lula

"Os militares se apoderaram do 7 de Setembro; deixou de ser da sociedade", diz Lula

Foto: reprodução/Google

Ainda buscando reaproximação com as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração nesta terça-feira que pode não ter soado bem nos ouvidos dos militares. Na ocasião, ele afirmou que as comemorações pelo Dia da Independência, em 7 de Setembro, foram apoderadas pelos fardados.

“Todo o país do mundo tem na festa da independência uma grande festa. O que aconteceu no Brasil é que, como nós tivemos por 23 anos [21, na verdade] um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro. Deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo”, afirmou Lula.

A fala do presidente ocorre na véspera das comemorações da próxima quinta-feira, quando os militares deverão realizar desfiles nas principais capitais do país, incluindo Brasília. Na capital federal, a expectativa é de reunir um público de 30 mil pessoas, mas também há o receio de fracasso de participação.

Isso, porque, bolsonaristas vêm fazendo uma campanha de boicote ao Dia da Independência este ano, como forma de demonstrar reprovação ao governo e até mesmo dos militares.

Ainda em seu comentário durante a live Conversando com o Presidente, Lula defendeu que as comemorações do 7 de setembro sejam em prol do todos. “O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos”, disse ele.

“O 7 de Setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro quente, do pequeno e médio empreendedor individual”, completou o presidente, segundo informações da Folha de S. Paulo.

Exit mobile version