O Ministério Público Federal (MPF) fez um pedido no mínimo polêmico para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação é para que seja determinado às redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, etc., que enviem a lista completa dos dados de todos os seguidores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
O pedido, segundo o jornalista Guilherme Amado, consta a solicitação para que “seja enviada uma cópia do vídeo e para que as empresas informem a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e demais métricas aferíveis.”
O vídeo, neste caso, trata-se de uma gravação feita por Bolsonaro dois dias após os atos de 8 de janeiro, que posteriormente foi apagado. O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável na PGR pelo inquérito do 8 de Janeiro, deseja verificar a suposta influência do ex-presidente nesse tema.
Pelas redes sociais, internautas reagiram com críticas ao pedido, apontando suposta perseguição aos seguidores do ex-presidente. Muitos classificaram a iniciativa como sendo “grave”, já que envolve a quebra de sigilo de dados de milhões de pessoas.