O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostos crimes de responsabilidade cometidos durante a pandemia do coronavírus, veio a público neste 7 de setembro para criticar o presidente Jair Bolsonaro e as manifestações que ocorrem por todo o Brasil em apoio ao governo federal.
Apesar de inúmeras imagens e vídeos registrados tanto pela mídia tradicional como veículos alternativos indicarem que os atos desta terça-feira são grandiosos, Calheiros se referiu aos acontecimentos de hoje como um “fiasco” e ainda sugeriu que os manifestantes seriam fascistas.
A declaração foi dita indiretamente, obviamente considerando ter sido feita no dia de hoje, quando Bolsonaro fez um discurso criticando os ministros do STF diante de milhares de pessoas, em Brasília, de onde partiu para São Paulo, onde também fará outro discurso para um público possivelmente ainda maior.
“Depois do fiasco, Bolsonaro recorre a bravatas golpistas contra as instituições. Perdeu e seguirá sendo enquadrado pela democracia implantada com muitas dores, perdas e sangue. O fascismo não triunfará”, disparou o senador da República.
Veja abaixo o discurso de Bolsonaro do qual Calheiros provavelmente se referiu, assim como a grande multidão que lhe ouviu na Esplanada: