A transmissão dos jogos de futebol no Brasil teve uma verdadeira reviravolta após a assinatura do presidente Jair Bolsonaro da Medida Provisória 984, também chamada de “MP do Futebol”, a qual permitiu que o SBT resolva transmitir partidas de futebol.
Isso porque a MP permite que os clubes que possuem o mando de campo decidam como preferem exibir às suas partidas. O primeiro a inovar neste sentido foi o Flamengo, que não aceitou a transmissão feita pela Globo contra a partida contra o Boa Vista, pelo Campeonato Carioca.
Como resultado, a emissora decidiu encerrar a transmissão de todo o campeonato, certamente prevendo que outros clubes, a exemplo do Fluminense, seguiriam o mesmo caminho.
Todavia, parece que outras emissoras, como o SBT, enxergaram no momento a oportunidade para o fechamento de parcerias inovadoras, tendo como perspectiva o protagonismo dos clubes na transmissão dos jogos, e não a emissora.
Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do R7, e do portal UOL, por exemplo, o SBT já conseguiu fechar um acordo de transmissão da final do Campeonato Carioca que será realizada no próximo dia 15 entre Flamengo e Fluminense.
“A geração da partida será da mesma empresa que opera a FlaTV, usando juntos o mesmo sinal base, mas com equipes de transmissão diferentes. Téo José é o nome pretendido pelo SBT, caso seja liberado pelo Fox Sports”, informou Ricco.
Ou seja, aparentemente o canal no YouTube do Flamengo (que terá o mando de campo), o FlaTV, não deixará de transmitir a partida, mas vai contar também com a ampliação da imagem para a TV aberta através do SBT.
Com isso, aparentemente, todos saem ganhando: o Flamengo com à arrecadação através do seu canal pela internet e o SBT com o patrocínio da transmissão na TV aberta. Novos tempos, senhores!