Especialista em liberdade de expressão e professor de Direito Constitucional, o jurista
Andre Marsiglia publicou um artigo para explicar o motivo pelo qual acredita que a suspensão do “X” (antigo Twitter) no Brasil foi um experimento para ações mais duras, por parte do STF, nas eleições de 2026. Leia seus comentários abaixo:
“A rede, vista pelos ministros como tóxica, por dar voz a políticos e discursos de direita, foi tratada como instrumento capaz de influenciar eleições para o lado que o establishment não quer.
E é bastante possível que tenha se tratado de um experimento de laboratório no qual nossa reação ao chicote do STF molda a força da próxima chibatada. E a reação ao chicote foi doce e cordial.
Se nas eleições municipais tivemos uma imensa agressividade com as redes sociais, imagine em 2026, em que o frágil governo petista tornará real a chance da direita chegar ao poder.
Certamente, suspender o X será um coelho na toga. E, como foi fácil desta vez, quem sabe não será ampliado o rol dos suspensos? Tudo sempre com a conivência de um bando de escova-botas que aplaude todo e qualquer desmando cometido por poderosos, claro, sempre em nome da democracia.
Assistamos aos próximos capítulos. Não serão bons, nem terão um final feliz”.