A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (24/08) uma operação contra hackers suspeitos de tentarem invadir o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela regulamentação e realização das eleições no Brasil. Foram cumpridos ao todo cinco mandados de busca e apreensão, sendo um de prisão preventiva e dois de prisão temporária, em São Paulo e Araçatuba.
“As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após representação efetuada pela Polícia Federal no bojo das investigações”, informou o órgão. O ataque teria ocorrido em junho desse ano, mas só agora, após investigações, os mandados foram cumpridos.
Segundo informações do Correio Braziliense, com um dos suspeitos foram encontrados mais de R$ 22 mil em espécie, uma arma de fogo ilegal, documentos e mídias eletrônicas potencialmente usadas no crime de cibersegurança.
“Não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a segurança do sistema eleitoral”, comunicou a PF.
A operação ocorre em um momento onde a segurança do processo eleitoral brasileiro vem sendo questionada por aliados do governo, especialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, principal defensor do voto impresso auditável, o que tem causado confronto com o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso. Assista: