Mais

    URGENTE: Alexandre de Moraes determina o bloqueio do Telegram em todo Brasil

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu dar um passo polêmico nesta sexta-feira (18), ao determinar a suspensão do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil. A decisão tomada em caráter monocrático já vem sendo criticada pela base governista.

    O Telegram já vinha sendo alvo de críticas por parte de alguns ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral, pelo fato do aplicativo não ter nenhum escritório de representação aqui no Brasil, a exemplo de outras empresas como o Facebook e Twitter.

    A ordem do ministro foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem adotar os mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram no país, o que resultará no impedimento de que usuários brasileiros utilizem a plataforma.

    Entre os utilizadores famosos está o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que vem divulgando diariamente informações do seu governo pelo aplicativo. Vários aliados e apoiadores do Executivo também migraram para o Telegram nos últimos dois anos, alegando que a ferramenta oferece maior liberdade de expressão.

    A TV Globo apurou que a ordem para o bloqueio do aplicativo de mensagens ainda está em fase de cumprimento. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo o G1.

    A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal e ocorre após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles o do jornalista Allan dos Santos.

    Críticos da decisão alegam que o bloqueio do Telegram visa restringir a livre circulação de informações de apoio ao governo, bem como as críticas direcionadas aos candidatos da oposição e também aos próprios ministros o STF.

    A Polícia Federal, no entanto, apontou o não cumprimento da ordem de bloqueio dos perfis ligados a Allan dos Santos, e outros, como justificativa para a decisão:

    “O aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação”, diz a PF.

    Leia também:

    Deltan detona relatório da PF sobre suposto golpe: ‘Erros e contradições gritantes’

    Ex-coordenador da operação Lava Jato, o ex-procurador da República...

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close