Diversos confrontos de manifestantes com a Polícia estão ocorrendo nesse momento na região central de Brasília. Tudo começou após a prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, por indícios da prática de supostos crimes em atos supostamente “antidemocráticos”.
A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que acolheu pedido da PGR e decretou a prisão temporária do indígena pelo prazo de 10 dias. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram manifestantes dizendo que Xavante teria sido espancado e levado desacordado por policiais.
Revoltados com a prisão, os populares teriam incendiado ao menos 10 veículos nos arredores da sede da Polícia Federal, para onde Xavante foi levado. Dois ônibus também teriam sido incendiados.
Em outra gravação, enquanto populares diziam que “o povo unido, jamais será vencido”, um grupo de policiais atacou a ação com bombas de efeito moral. É possível ouvir os manifestantes gritando de revolta e chamando os agentes de segurança de “covardes”. Assista: