O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, acabou de confirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado Cristiano Zanin para assumir uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo o ministro aposentado Ricardo Lewandowski.
A informação foi antecipada pelo jornal Estadão. Na quarta-feira (31), Zanin já havia se reunido em um jantar com Pacheco, com as presenças dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do senador Davi Alcolumbre (União-AP), segundo informações do Metrópoles.
“Me encontrei ontem com Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e chegando nós vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça”, declarou Pacheco.
Zanin atuou como advogado de Lula durante os processos da operação Lava Jato, tornando o seu nome criticado pela oposição devido às implicações éticas envolvidas na atuação de um futuro ministro do STF.
Como é prerrogativa do presidente da República indicar os nomes de ministros para o Supremo, caberá agora ao Senado Federal, durante sabatina, avaliar a competência e viabilidade de Zanin como ministro da mais alta Corte do país.