O ministério da Defesa acabou de publicar uma nota oficial, comunicando o dia em que entregará o relatório de fiscalização das eleições 2022 no Brasil, realizado pelo trabalho de técnicos militares das Forças Armadas.
“O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas. Brasília-DF, 7 de novembro de 2022”, diz a nota do Ministério.
Como é possível notar, trata-se de um comunicado curto e sem maiores detalhes. O documento dá a entender que, diferentemente dos rumores que circulam nas redes sociais, o relatório não será divulgado em uma coletiva de imprensa, mas entregue diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não se sabe, contudo, se o presidente da República ou o próprio ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, decidirão convocar alguma coletiva de imprensa ou farão alguma outra publicação, à parte, para divulgar o relatório para a população.
Conforme o jornalista Paulo Figueiredo já havia adiantado mais cedo, o governo estaria preferindo aguardar as eleições de meio mandato nos Estados Unidos, marcadas para amanhã (8), para poder entregar o relatório.
A expectativa dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro é que o documento apresente contestações ao resultado da eleição presidencial no domingo (30). Fontes militares ouvidas pelo O Antagonista disseram que, de fato, o documento apresentará questões problemáticas.
“O documento levantará várias questões com potencial para realimentar a tese bolsonarista de fraude”, diz O Antagonista em uma matéria publicada no dia 4 desse mês.