A deputada federal Carla Zambelli usou as redes sociais para criticar o anúncio de mais uma pasta no governo federal, dessa vez batizada de “Autoridade Climática”. A iniciativa, segundo o Planalto, visa fomenta o combate às queimadas que assolam o país.
Em agosto de 2024, o Brasil teve 5,65 milhões de hectares queimados, quase metade do total desde janeiro. Esse mês foi o pior da série histórica do Monitor do Fogo, o que também tem prejudicado a qualidade do ar em diversos estados do país.
Em meio a este cenário, opositores do governo vêm criticando a atuação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tecendo comparações com a gestão anterior, do então presidente Jair Messias Bolsonaro.
“Mais um puxadinho para torrarem o dinheiro do trabalhador com ações que deveriam ser tomadas pelo Ministério do Meio Ambiente, ocupado, até o momento, pelo que eu saiba, por Marina Silva”, criticou Zambelli ao se referir à nova pasta.
“Aliás, alguém sabe por onde anda essa senhora? Ela sabe o que está acontecendo no Brasil DESgovernado pelo seu chefe, lula?”, questionou a parlamentar. “Fora Lula e leve a Marina junto, se é que já não saiu, né, porque anda desaparecida…”.