O presidente Jair Bolsonaro manifestou agora a pouco o seu apoio aos protestos que estão ocorrendo em Cuba, iniciados no domingo. Milhares de cubanos foram às ruas protestar contra o governo comunista do país, muitos aos gritos de “liberdade” e “abaixo à ditadura”.
“Todo apoio e solidariedade ao povo cubano, que hoje corajosamente pede o fim de uma ditadura cruel que por décadas massacra a sua liberdade enquanto vende pro mundo a ilusão do paraíso socialista”, afirmou o presidente em suas redes sociais.
“Que a democracia floresça em Cuba e traga dias melhores ao seu povo!”, destacou Bolsonaro. Assim como ele, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também externou apoio aos cubanos, mas em tom mais brando.
“Estamos ao lado do povo cubano e de seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que tem sido submetido pelo regime autoritário de Cuba”, disse Biden.
A manifestação de Biden foi publicada no site oficial da Casa Branca e também nas redes sociais oficiais do presidente. “Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer”, diz o texto.
– Todo apoio e solidariedade ao povo cubano, que hoje corajosamente pede o fim de uma ditadura cruel que por décadas massacra a sua liberdade enquanto vende pro mundo a ilusão do paraíso socialista. Que a democracia floresça em Cuba e traga dias melhores ao seu povo!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 12, 2021