Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

Conselheiro de Putin diz que Biden deu "salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

Foto: reprodução/Google

BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin – Sergey Markov, cientista político e conselheiro de Putin, em entrevista a rádio britânica Times em 18 de novembro, disse:” Todos vocês serão mortos provavelmente no final deste ano e suas famílias serão mortas”.

Markov criticou os aliados ocidentais, como a Grã-Bretanha e a França, por darem um “grande passo” em direção a um conflito nuclear, ao permitirem que a Ucrânia utilizasse mísseis ocidentais de longo alcance até ao Kremlin. Segundo Markov, esta decisão do presidente Joe Biden pode levar a que os britânicos tenham de passar o Natal em bunkers, enquanto a televisão estatal russa já mostra onde poderão ocorrer os primeiros ataques nucleares.

Markow expressou alarme com o desenvolvimento: “Minha reação à decisão da Casa Branca foi terrível. Mal consegui dormir porque temo que haja uma guerra nuclear. Esta decisão não é um passo em direção à guerra nuclear, mas um salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear.”

Ele enfatizou que os militares ucranianos não são tecnicamente capazes de lançar tais mísseis por conta própria. “Apontar estes mísseis requer mapas detalhados do território russo e navegação por satélite – ambos exclusivamente nas mãos dos Estados Unidos. Mesmo a Grã-Bretanha e a França não têm estes dados.” Portanto, os soldados americanos, britânicos e franceses apontariam os mísseis diretamente para as cidades russas, argumentou.

Markov alertou: “Este é o início de uma guerra direta entre a Grã-Bretanha, os EUA, a França e a Rússia – todas potências nucleares. Esta é uma clara escalada do conflito.”

Questionado sobre se a Rússia usaria armas nucleares em resposta, Markov respondeu que isso não era esperado “agora”. É mais provável que armas nucleares táticas sejam utilizadas contra bases na Europa Oriental. No entanto, acrescentou:

“Acho que Biden, Macron e Starmer querem uma escalada que possa, na pior das hipóteses, levar a uma guerra nuclear antes do Natal. “Talvez você não consiga dizer “Feliz Natal” porque estará ocupado protegendo sua família de um desastre nuclear.”

Exit mobile version