O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas inauguraram hoje (20) a Ponte Estaiada que, ao ligar os municípios de Santa Filomena, no Piauí, e Alto Parnaíba, no Maranhão, potencializará a integração da região conhecida como Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, aproximando-a da Ferrovia Norte-Sul.
Durante o seu discurso, Bolsonaro lembrou que muitas obras inauguradas durante seu governo foram iniciadas em governos anteriores que acabaram por abandoná-las. A ponte inaugurada hoje, no entanto, foi iniciada em 2019 e terminada durante o atual governo, conforme lembrou o ministro da Infraestrutura.
O presidente da República garantiu que “não faltarão recursos para a transposição do rio São Francisco, que não é obra nossa, mas estava há mais de dez anos parada”. Sobre a ponte inaugurada hoje, ele disse que não se justifica a existência de “povo pobre em terra rica”. “Vamos aos poucos porque a velocidade não pode ser muito grande mudando o Brasil”, acrescentou.
Já o ministro Tarcísio, por sua vez, destacou que a população local não precisará mais gastar com valores caros de transporte em balsas, servindo o dinheiro economizado agora para o “almoço” e até para a “cervejinha”. Assista o momento da fala do ministro, abaixo:
“A balsa vai ficar no passado! O dinheiro que era pago na travessia vai virar almoço de família no domingo”, afirmou @tarcisiogdf, na entrega da ponte do rio Parnaíba, nesta quinta(20). Antes, as carretas pagavam quase R$ 260 para cruzar o rio e os automóveis cerca de R$ 19. ⤵️ pic.twitter.com/G5CtrSHGqR
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) May 20, 2021