Grupo de hackers conhecido como “Anonymous” vem agindo contra o governo do presidente Vladimir Putin, desde que declarou “guerra” à Rússia na semana passada, após o país iniciar a invasão do território ucraniano.
Nesta segunda-feira, chegou a surgir rumores de que o grupo teria ameaçado o russos, afirmando que se eles não quiserem mudar o governo local, significaria que estão “do mesmo lado do poder sangrento de Putin”, e que por isso iria transferir todo o valor das contas bancárias russas para o Exército ucraniano. Essa informação, contudo, foi negada pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia.
Por se tratar de um grupo cujo nome é copiado por vários perfis nas redes sociais, é difícil confirmar a informação quanto às ações repassadas pelo Anonymous oficial. No entanto, várias investidas do grupo já foram confirmadas por veículos internacionais.
Sites governamentais e mídias locais, por exemplo, já foram hackeados, incluindo até um iate atribuído a Vladimir Putin, no valor de R$ 500 milhões, segundo o Metro. A embarcação teria tido o seu trajeto alterado em alto mar.
“Eles mudaram o destino do iate para ‘inferno’ e também mudaram seu indicativo para ‘FCKPTN’. […] Eles disseram que queriam colocar o iate na faixa de pacotes de sanções, além de colocar um pequeno sorriso em alguns rostos. Deve-se mencionar que foi um hack que apenas procurou “colocar Putin em alerta”, já que seu iate realmente não se moveu”, explicou o jornalista Ryan Gallagher.
Em uma das mensagens inseridas pelo Anonymous na mídia estatal russa, o grupo pediu aos cidadãos russos que saiam às ruas em protesto contra o governo.
Enquanto isso, Putin avança em sua escalada contra o território ucraniano. Imagens de satélites mostraram nesta segunda-feira uma gigantesca coluna de blindados se dirigindo à Kiev. Especialistas dizem que a coluna possui quase 30km de extensão e estaria a menos de 50km da capital ucraniana. Confira: