Mais

    Tensão: Alemanha envia doação de armas para a Ucrânia e diz que é “apenas o começo”

    A Alemanha permitiu que a Holanda entregasse armas de fabricação alemã à Ucrânia, rompendo com sua estrita recusa de autorizar a entrega de armas letais ao pais que vem sendo atacado massivamente pela Rússia, disseram autoridades do governo alemão.

    O funcionário do governo disse que 400 mísseis antitanque portáteis e 14 veículos blindados seriam entregues diretamente da Alemanha via Polônia. A Alemanha também doará 10 toneladas métricas de combustível para as forças armadas ucranianas.

    Berlim estava sob crescente pressão para mudar sua política desde que impediu que a Estônia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, enviasse peças de artilharia da era da Guerra Fria para a Ucrânia em janeiro, antes da invasão da Rússia.

    Desde então, Holanda, República Tcheca, Polônia e outros se juntaram aos EUA e ao Reino Unido para anunciar o envio de armas defensivas letais para a Ucrânia.

    Até agora, o governo alemão invocou legislação que proíbe a entrega de armas a regiões de conflito, bem como regras que lhe dão direito de veto à revenda de armamento fabricado na Alemanha por terceiros.

    “A Ucrânia deve ser capaz de se defender do ataque vergonhoso da Rússia”, disseram a ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock e o ministro da Economia, Robert Habeck, em um comunicado no sábado. “O país tem um direito inalienável de autodefesa e, portanto, o governo federal o apoiará também com material urgentemente necessário.”

    O funcionário disse que ainda não está claro se essa autorização levaria Berlim a autorizar transferências semelhantes solicitadas por outros países ou se a Alemanha enviaria armas diretamente para a Ucrânia.

    O governo alemão e os militares disseram que seria difícil para a Alemanha exportar suas próprias armas porque os militares alemães mal tinham equipamento suficiente para suas próprias forças. Até agora, a Alemanha entregou 5.000 capacetes à Ucrânia, que chegaram no sábado, segundo o governo. Com: Wall Street Journal

    Leia também:

    PF criou “história mentirosa para estigmatizar um grupo”, diz advogado de Bolsonaro

    Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente Jair Messias...

    Jojo Todynho revela que recusou R$ 1,5 milhão para apoiar Lula na campanha

    Fonte: Brasil Paralelo - “Você já teve alguma proposta...

    Conselheiro de Putin diz que Biden deu “salto gigantesco em direção à catástrofe nuclear”

    BRASÍLIA, 21/11/2024, por: Karina Michelin - Sergey Markov, cientista...

    Maquiador de Michelle detona Janja ao fazer comparativo de gastos: ‘É tenebroso’

    O maquiador e amigo pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,...

    Para comentarista, suicídio junto ao STF é parte de um ‘processo de golpe de Estado’

    Eliane Cantanhêde, comentarista do canal GloboNews, está sendo fortemente...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close