O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, gravou um vídeo na manhã deste sábado, anunciando que o seu país continua resistindo com bravura aos ataques da Rússia. Na prática, se trata de um claro indicativo de que a resistência das Forças Armadas ucranianas está sendo muito maior do que o esperado pelos russos, tendo em vista a desproporção do poderio militar entre as duas nações.
Na sexta-feira (25), diante da iminência da queda de Kiev, a capital e centro de comando da Ucrânia, os Estados Unidos ofereceram ajuda para retirar o presidente do país, a fim de evitar que ele seja capturado e morto pelos russos. No entanto, Zelenskyy recusou a proposta, dizendo que “a luta está aqui; preciso de munição, não de uma carona”.
“Estou aqui. Estaremos defendendo nosso país, porque nossa força está em nossa verdade”, disse o presidente ucraniano. Ao longo de toda a madrugada, Kiev foi alvo de um intenso bombardeio vindo de todos os lados.
Segundo dados divulgados pelo governo da Ucrânia, cerca de 3.500 soldados russos morreram em 3 dias, o que significa mais do que o número de soldados dos EUA mortos em 20 anos no Afeganistão. Esses números, no entanto, não são confirmados pela Rússia e até o momento são imprecisos.
Estados Unidos, Polônia e Holanda anunciaram o envio de suprimentos militares para a Ucrânia, o que deverá reforçar a resistência do país nas próximas horas. Entre os equipamentos estão mísseis antiaéreos, além de muita munição e ajuda financeira.
Canais ligados ao governo ucraniano divulgaram, em caráter oficial, que as Forças Armadas do país conseguiram derrubar, também nessa madrugada, dois aviões de transporte russo Il-76, cada um com capacidade de transportar cerca de 100 soldados.
Além disso, vários vídeos que estão sendo divulgados nas mídias sociais vêm mostrando, supostamente, blindados russos abandonados no território ucraniano, aparentemente por falta de combustível ou problemas mecânicos. Veja alguns registros, abaixo:
Hj de manhã já tinha publicado um vídeo mostrando um blindado russo abandonado e agora começam a aparecer dezenas de vídeos mostrando veículos russos sem combustível e soldados russos sem comida, totalmente parados no meio da Ucrânia. A logística na guerra não é fácil! pic.twitter.com/68VZsNP94S
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) February 26, 2022