Vladimir Putin ordenou que as forças de dissuasão nuclear da Rússia sejam colocadas em alerta máximo. Ele disse que declarações agressivas de líderes da Otan e sanções econômicas contra Moscou estão por trás da decisão.
Falando na televisão estatal neste domingo, ele disse: “Como você pode ver, não apenas os países ocidentais tomam medidas hostis contra nosso país na dimensão econômica – sanções ilegítimas que todos conhecem.”
“Mas também os oficiais de mais alto escalão dos principais países da OTAN estão se permitindo fazer declarações agressivas em relação ao nosso país. Por esta razão, ordeno ao ministro da defesa e ao chefe do Estado-Maior que coloquem forças de dissuasão em serviço especial de combate.”
A medida aumentará os temores em todo o Ocidente de que as forças russas possam usar armas nucleares no conflito com a Ucrânia, o que agrava consideravelmente a tensão e os rumores de um confronto armado em maiores proporções.
É possível que Putin esteja tentando intimidar os países do Ocidente devido aos bloqueios econômicos que estão sendo impostos à Rússia, buscando evitar maiores sansões por meio da ameaça do uso de armas nucleares.
Por outro lado, a sinalização para o emprego de armas de destruição em massa também indica que a Rússia vem sofrendo um número de baixas muito além do previsto no confronto com a Ucrânia, de modo que tal ameaça possa ser usada para abrir uma frente de negociações pelo fim do conflito. Matéria em atualização…