Site icon Tribuna de Brasília – Notícias do DF e do Brasil a um clique

URGENTE: Rússia bombardeia região da maior usina nuclear da Europa, diz porta-voz

URGENTE: Rússia bombardeia a maior usina nuclear da Europa, diz porta-voz

A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior do tipo na Europa, pegou fogo na noite de hoje (manhã de sexta-feira, horário local) após um ataque de tropas russas, disse o prefeito de Enerhodar, no sudoeste da Ucrânia, Dmytro Orlov. Segundo ele, houve vítimas no confronto, mas ainda não se sabe o número exato.

“Há mais de uma hora que duram combates ferozes nas proximidades da central nuclear de Zaporizhzhya. Nossas Guardas Nacionais mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas o número exato e a condição nessas circunstâncias ainda não podem ser nomeados”, declarou o prefeito.

O jornalista Cliff Levy, editor-chefe do New York Time, disse que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia emitiu uma advertência: “Se [a usina] explodir, será 10 vezes maior que Chornobyl! Os russos devem cessar IMEDIATAMENTE o fogo, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”.

“O porta-voz da usina diz que as tropas russas começaram a bombardear a maior usina nuclear da Europa na Ucrânia”, escreveu Cliff em suas mídias sociais. O ataque vem sendo transmitido por câmeras de segurança localizadas na própria usina.

A jornalista Meg Kinnard, da Associated Press, informou minutos atrás que um funcionário do governo disse “que níveis elevados de radiação estão sendo detectados perto do local da usina nuclear de Zaporizhzhia, que fornece cerca de 25% da geração de energia do país.”

“Tropas russas estão bombardeando a maior usina nuclear da Europa na Ucrânia. Há uma ameaça real de perigo nuclear na maior estação de energia atômica da Europa”, disse Kinnard, também confirmando o incidente que ocorre neste momento. Assista abaixo:

Matéria em atualização…

Exit mobile version