Um vídeo divulgado minutos atrás pelas Forças de Defesa de Israel, através das redes sociais, mostra a descoberta do maior túnel do grupo terrorista Hamas, com 4 quilómetros de extensão e uma infraestrutura que permite o deslocamento até de veículos como carros.
As imagens impressionantes mostram como o Hamas conseguiu situar uma das saídas do túnel, de 50 metros de profundidade, a apenas 400 metros da passagem de Erez – usada diariamente pelos habitantes de Gaza para entrar em Israel.
“Este enorme sistema de túneis se ramifica e se estende por mais de quatro quilômetros (2,5 milhas). A sua entrada está localizada a apenas 400 metros (1.310 pés) da passagem de Erez”, disseram os militares, explicando que essa os moradores de Gaza costumam ir a Israel “para trabalhar e receber tratamento médico em hospitais israelitas.”
“Este sistema de túneis foi um projeto liderado por Mohammad Sinwar, irmão do líder do Hamas, Yahya Sinwar, e comandante do Batalhão Khan Yunis do Hamas”, dizem as Forças de Israel.
O Hamas, segundo autoridades de Israel, utiliza/utilizava os túneis secretos para transportar principalmente armamentos contrabandeados pela fronteira com o Egito, bem como suprimentos militares. Esse é/era o principal meio de manutenção dos terroristas. Assista: