O presidente Jair Bolsonaro está em Roma, na Itália, onde participa da cúpula do G20, o grupo das vinte nações economicamente mais poderosas do mundo. O encontro será uma espécie de prévia da COP26, do clima, que acontecerá na Escócia, mas que esta última não contará com a presença do líder brasileiro.
Já na manhã deste sábado (30), Bolsonaro postou um vídeo curto com algumas imagens do encontro com outros chefes de Estado e autoridades do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde é possível ver que muitos não estavam utilizando máscaras de proteção, incluindo o presidente da OMS, Tedros Adhanom.
“Encontros, apresentações e participações: Primeiro-Ministro do Reino Unido (Boris Johnson), Primeiro-Ministro da Índia (Narendra Modi), Presidente da Turquia Tayyip Erdogan, Presidente do Banco Mundial (David Malpass) – Presidente da OMS – Tedros Adhanom”, escreveu Bolsonaro na legenda da sua postagem.
O chefe do Planalto não mencionou, mas a publicação com destaque para as fotos das autoridades sem o equipamento de proteção, sem dúvida foi uma forma indireta de apontar que muitas autoridades, assim como o próprio Bolsonaro, não estavam utilizando máscaras.
A Itália já desautorizou o uso obrigatório de máscaras em junho desse ano, mas apenas ao ar livre. As imagens publicadas pelo presidente, no entanto, sugerem que o encontro das autoridades ocorreu em ambiente fechado.
Além do presidente da República, a comitiva em viagem conta também com Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente). Assista o vídeo abaixo, postado pelo presidente:
– G20 (Roma / Itália) | Encontros, apresentações e participações: Primeiro-Ministro do Reino Unido (Boris Johnson), Primeiro-Ministro da Índia (Narendra Modi), Presidente da Turquia Tayyip Erdogan, Presidente do Banco Mundial (David Malpass) – Presidente da OMS – Tedros Adhanom. pic.twitter.com/O1oqSXbdvy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 30, 2021