Mais

    Ibaneis cobra a reabertura dos comércios e alerta juíza: “Quem manda aqui sou eu”

    Ibaneis Rocha (MDB) perdeu a paciência com a interferência da Justiça no planejamento para a reabertura das atividades econômicas no Distrito Federal e criticou a decisão da juíza Kátia Balbino, que prorrogou a quarentena por mais uma semana.

    O governador acredita que se as atividades não forem liberadas gradualmente, os comerciantes reabrirão seus estabelecimentos “na marra”, o que pode prejudicar todo o trabalho de combate à pandemia que foi realizado ao longo das últimas semanas.

    Na próxima segunda-feira a juíza Kátia Balbino, da 3ª Vara da Justiça, receberá do GDF dados que comprovam condições de segurança satisfatórias para a reabertura do comércio já no dia 18 de maio.

    O governador tomou essa decisão depois de se reunir com a  própria juíza, representantes dos ministérios públicos do Trabalho e Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de secretários de estado do DF.

    A tensão, no entanto, também se fez presente na reunião: “Sou uma pessoa que vem do Direito, conheço as leis e conheço a Lei Orgânica Distrito Federal. Um ato administrativo só pode ser questionado quando você viola qualquer uma das regras do artigo 37 da Constituição Federal. E eu não violei nenhuma delas nos atos que pratiquei e nem os violarei nos atos que vou praticar”, contextualizou Ibaneis.

    “Quando eu digo que quero governar é porque a intervenção do Estado juiz, assim como a do Ministério Público, só deve ocorrer quando existe um desvio nos institutos do artigo 37 da Constituição”, acrescentou o governador, de acordo com o Jornal de Brasília.

    O político acredita que a apresentação dos dados levará a juíza a revogar sua decisão, e que a tensão no diálogo se estendeu para outras áreas, já que durante o encontro, Balbino teria tentado ditar o rumo da conversa. “Eu disse a ela que aqui é o Palácio do Buriti e que quem manda aqui sou eu”, garantiu Ibaneis. “Eu aguardo que ela decida no prazo mais rápido possível, até porque a partir de hoje nós estaremos com as nossas campanhas educativas junto à sociedade do Distrito Federal”.

    Leia também:

    Nikolas convida Musk para o 7 de setembro em SP e ele responde: “Moraes precisa sair”

    Apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estão articulando uma...

    Moraes vira alvo de ‘notícia-crime’ por falsidade ideológica e formação de quadrilha

    O Partido Novo apresentou à Procuradoria-Geral da República notícia-crime...

    Opositora de Maduro faz apelo às Forças Armadas pra que “abracem” a causa da oposição

    Maria Corina Machado, principal líder opositora ao ditador Nicolás...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    FECHAR
    FECHAR